Som Alternativo

Artista do Mês: Spiritualized

Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space

J. Spaceman e o space rock dos Spiritualized estão de volta! E nada melhor que celebrar este regresso na rubrica Artista do Mês.

Jason Pierce, mais conhecido como J. Spaceman, teve um primeiro (e muito interessante) projecto de rock alternativo chamado Spaceman 3, formado com Sonic Boom no inicio dos anos 80. Na guitarra e órgão, J. Spaceman e Sonic Boom partilhavam as vozes. Este projecto caracterizou-se por um som a puxar para o psicadélico, e que em alguns aspectos fazia lembrar Jesus & Mary Chain e Galaxie 500. Mas isto foi mais por curiosidade porque vamos focar-nos nos Spiritualized, projecto de J. Spaceman formado no inicio dos ano 90 após o fim dos Spaceman 3 e que ainda “mexe”. E está em destaque este mês no Som Alternativo principalmente por duas razões: novo álbum a caminho e concerto em Portugal no Optimus Primavera Sound.

Até ao momento, os Spiritualized editaram 7 álbuns:

1992: Lazer Guided Melodies
1995: Good Dope… Good Fun
1995: Pure Phase
1997: Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space
2001: Let It Come Down
2003: Amazing Grace
2008: Songs in A&E

Destes álbuns destaco Let It Come Down, Songs in A&E, mas principalmente Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space, que é para mim, nada mais nada menos que um dos melhores álbuns dos anos 90. Este álbum basicamente só tem uma falha, foi editado no mesmo ano que outro álbum genial, OK Computer, dos Radiohead. Se ainda não conhecem o álbum, recomendo vivamente. Para abrir o apetite, abaixo deixo-vos dois tema, “Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space” e “Come Together”, os 2 primeiros do álbum.

Confesso que se havia notícias das quais não estava à espera, é que J. Spaceman e este seu projecto regressasse aos álbuns. Além disso, também tem concertos marcados para apresentação deste novo álbum, o que felizmente inclui uma ida ao Porto na primeira edição do Optimus Primavera Sound. E este novo álbum, cujo nome é Sweet Heart Sweet Light e o seu lançamento está marcado para o dia 16 de Abril, promete ser bastante interessante, a julgar pelo primeiro tema divulgado, “Hey Jane”. Para ouvir abaixo:

É um excelente tema.

Like this Article? Share it!

About The Author

Fundador do Som Alternativo, obcecado por descobrir música nova, viciado no Spotify e fã de novas tecnologias.

Deixa-nos a Tua Opiniao